Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page



ONLINE
1





Partilhe esta Página




Telecomunicação
Telecomunicação

A evolução da comunicação




Cronologia das Telecomunicações

 

Telecomunicações - a base de nossa civilização atual

É difícil hoje em dia imaginarmos nosso mundo sem utilizarmos as facilidades providas pelas Telecomunicações. Se não é possível imaginar como viveríamos hoje sem nos comunicar através do sistema de telefonia desenvolvido por Alexandre Bell, imagine nossa civilização desprovida de ferramentas como a rádio difusão, as comunicações por satélite, ou sem as transmissões de dados providas pelas fibras ópticas que hoje conectam os cinco continentes.

As telecomunicações são de fato, a base tecnológica de nossas sociedades, e sem as quais, retornaríamos a Idade Média.  E o rádio está inserido dentro deste contexto, pois trata-se de um importante meio de comunicação de massa, extremamente ágil, de grande abrangência geográfica e se que utiliza de todos os recursos atualmente disponíveis da engenharia eletrônica e de telecomunicações. Atualmente, a mídia rádio se desenvolveu de tal forma, que é comum a formação de redes em diversos estados e países transmitindo conteúdo de forma sincronizada e integrada, através de "links" de satélite, fibra óptica e também, utilizando a rede mundial de computadores conhecida como Internet.

Experiência de Heinrich Rudolf Hertz que produziu e captou pela primeira vez ondas de rádio

Vamos percorrer de forma resumida a linha do tempo do desenvolvimento das telecomunicações, de forma a observarmos o quão fascinante e rápido a ciência tem evoluído para prover facilidades para integração de pessoas, desenvolvimento de negócios entre países e sendo determinante para o atual estágio de globalização.

Linha do Tempo para as Telecomunicações

1825 William Sturgeon (inglês) desenvolve o eletroímã de multiespiras.  
1837 Samuel Morse (americano) patenteia o telégrafo eletromagnético, o qual usava um código constituído de pontos e traços que representam letras e números.
1872 Thomas Edison (americano) patenteia a máquina de escrever elétrica.
1876 Alexandre Bell (escocês naturalizado americano) inventa o telefone, no qual o discador rotativo foi acrescentado em 1890; em 1900, os sistemas de telefonia já estavam instalados em muitas localidades.  
1887 Heinrich Hertz (alemão) produz ondas de rádio e demonstra que elas apresentam as mesmas propriedades que a luz.
1887 Emil Berliner (americano) inventa o disco de gramofone.  
1893 Valdemar Poulsen (dinamarquês) inventa o primeiro gravador sonoro magnético usando fio de aço como meio de gravação.  
1896 Guglielmo Marconi (italiano) deposita a primeira de suas muitas patentes sobre transmissão sem fio por ondas de rádio. Em 1901, demonstra o radiotelégrafo fazendo uma transmissão que cruza o Oceano Atlântico . Recebeu o prêmio Nobel de Física de 1909 juntamente com Karl Braun(alemão).
1897 Karl Braun (alemão) inventa o tubo de raios catódicos (CRT - cathode ray tube). Recebeu o prêmio Nobel de Física de 1909 juntamente com Marconi.  
1902 Reginald Fessenden (americano) inventa a modulação em amplitude para a transmissão telefônica. Em 1906, introduz a radiodifusão AM de voz e música na véspera de Natal.  
1912 Lee De Forest (americano) desenvolve o amplificador implementado com válvula triodo usada na telegrafia sem fio. Também em 1912 o pedido de socorro emitido por ondas de rádio pelo Titanic foi captado a 58 milhas pelo navio Carphatia, que conduziu o resgate de 705 passageiros do Titanic 3,5 horas depois do pedido de SOS.
1919 Edwin Armstrong (americano) inventa o receptor super-heterodino para rádio.  
1920 Início da radiodifusão comercial; a Westinghouse Corporation funda a estação de rádio KDKA em Pittsburgh, Pensilvânia.
1923 Vladimir Zworykin (russo naturalizado americano) inventa a televisão. Em 1926, John Baird (escocês) transmite imagens de TV através de fios telefônicos de Londres a Glasgow. A radiodifusão regular de TV começa na Alemanha (1935), na Inglaterra (1936) e nos Estados Unidos (1939).  
1926 Início do serviço de telefonia transatlântica entre Londres e Nova York.  
1932 Primeiro enlace telefônico de microondas instalado (por Marconi) entre a cidade do Vaticano e a residência de verão do Papa.  
1933 Edwin Armstrong (americano) inventa a modulação em freqüência (FM) para a transmissão de rádio.  
1935 Robert Watson (escocês) inventa o radar.
1938 H. A. Reeves (americano) inventa a modulação por codificação de pulso (PCM).  
1947 William Schockley, Walter Brattain e John Bardeen (americanos) inventam o transistor de junção nos laboratórios Bell. Receberam o prêmio Nobel de Física de 1956.
1955 Introdução do Pager como um produto de comunicação via rádio usado em hospitais e fábricas.  
1955 Navender Kapany (indiano naturalizado americano) demonstra o uso da fibra óptica como um meio de transmissão de baixa perda usando sinais luminosos.  
1958 Jack Kilby (americano) constrói o primeiro circuito circuito integrado usando o semicondutor germânio e, independentemente, Robert Noyce (americano) constrói o primeiro CI usando o semicondutor silício.  
1960 Echo, o primeiro satélite passivo de comunicação, é lançado, obtendo-se com êxito a reflexão de sinais de rádio de volta para a Terra. Em 1963, o primeiro satélite de comunicação é colocado em órbita geoestacionária.  
1969 A ARPANET é instalada nos Estados Unidos pelo Departamento de Defesa, evoluindo mais tarde e se transformando na Internet.  
1979 O Japão constrói a primeira rede de telefonia celular :
  • Em 1983 cria-se a primeira rede de telefonia celular nos Estados Unidos.
  • Em 1990 os beepers eletrônicos se tornam comuns.
  • Em 1995 os telefones celulares já provêm acesso a Internet e vídeo.
1984 A Internet se torna mundial.  
1988 Primeiro cabo de fibra óptica transatlântico entre os Estados Unidos e Europa.  
1997 A sonda espacial Mars Pathfinder envia de Marte imagens para a Terra.  
2004 A comunicação wireless é emprega em aeroportos, universidades e outras instalações para acesso a Internet.